Browsing by Author "Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo"
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- As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo; Falcão, MiguelO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se dividido em duas partes, que estabelecem uma relação entre si: a primeira é dedicada à descrição, análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios curriculares de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; a segunda parte integra um estudo empírico desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. A investigação decorreu da perceção da parte da investigadora, tendo em conta a sua colaboração em contextos de educação formal e outros estudos já realizados, de que as áreas de educação artística, e concretamente Expressão Dramática/Teatro, não são lecionadas pelos professores titulares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ou são-no de forma irregular e nem sempre consistente. Tendo em conta esta problemática, foram definidos um objetivo geral, “perceber as conceções dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade sobre o Teatro em contexto curricular”, e dois objetivos específicos: “reconhecer a área da Expressão Dramática/Teatro como área curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “reconhecer diferentes práticas de experimentação, criação, estudo e fruição realizáveis em contexto curricular”. Esta investigação centra-se numa metodologia qualitativa que tem por base os princípios da investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação direta, com registo em diários de bordo, e de dois focus group realizados antes e após a intervenção. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo. Concluímos que, inicialmente, as crianças não associavam a área de Expressão Dramática/Teatro ao currículo. Após a intervenção, que compreendeu dez sessões de uma hora cada durante seis semanas, nas quais foram propostas atividades enquadradas nos vários domínios organizadores das Aprendizagens Essenciais, verificámos que as conceções das crianças se modificaram, em particular quanto às práticas teatrais em contexto curricular e aos respetivos objetivos artístico-pedagógicos.