Browsing by Author "Ferreira, Andreia Rodrigues Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo das histórias em crianças com idade pré-escolarPublication . Ferreira, Andreia Rodrigues Martins; Maria Pereira de Sousa, CarlaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar, com vista ao seguimento da Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de jardim de infância, num grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Neste relatório, será evidenciado a partilha e exposição das situações experienciadas no decorrer de toda a prática, durante, sensivelmente, quatro meses e de forma refletida, crítica e fundamentada. Em anexo, surge o portfólio de aprendizagem onde consta todas as reflexões semanais, os registos das notas de campo e as planificações de todas as atividades. Assim, o mesmo adquire uma natureza investigativa, centrandose no contributo das histórias nas crianças do contexto acima mencionado, tendo como objetivos centrais perceber a importância dos livros na leitura de histórias, conhecer os hábitos leitores das crianças e compreender as conceções da educadora e dos encarregados de educação acerca desta temática e da sua relevância na promoção de aprendizagens nas suas crianças. Trata-se de uma investigação assente no estudo de caso, de cariz qualitativo, que recorre a diversos instrumentos e técnica de recolha de dados, nomeadamente, a análise bibliográfica, a observação direta e indireta, a entrevista à educadora cooperante e às crianças do contexto e o inquérito por questionário aos encarregados de educação. Os resultados desta investigação revelam que a escuta de histórias é uma prática enraizada no quotidiano das crianças, mediada pela família e pela educadora. No entanto, a sua exploração autónoma encontra-se em fase emergente. A família demonstra ter conhecimento dos benefícios da leitura de histórias no processo de ensino-aprendizagem das crianças, todavia, reconhecem que a frequência com que praticam a leitura fica, por vezes, aquém das expectativas. A educadora revela que o momento da leitura e exploração de histórias é benéfico para o fortalecimento do vínculo afetivo e do desenvolvimento interal das crianças.