Browsing by Author "Ferreira, Andreia Alexandra Trindade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O modelo do movimento da escola moderna e o desenvolvimento da comunicação num grupo de crianças em idade pré-escolarPublication . Ferreira, Andreia Alexandra Trindade; Lino, DalilaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O principal objetivo é apresentar de uma forma reflexiva, fundamentada e sistemática o meu percurso enquanto educadora estagiária neste contexto, bem como os processos de intervenção educativa e de investigação adotados ao longo dos meses de prática. Durante a prática, foi elaborado um portefólio do contexto, onde constam as reflexões, notas de campo, planificações de atividades e o portefólio individual de uma criança. Neste contexto, foi realizado um trabalho de projeto, cuja questão orientadora se designava “Como se formam as montanhas?”. Ao longo do processo, foi possível observar evidências de atividades e experiências realizadas com as crianças, bem como o seu desenvolvimento e o resultado final. A investigação explora o impacto do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) no desenvolvimento da comunicação de crianças em idade pré-escolar. O MEM valoriza a voz das crianças, promovendo um ambiente onde podem expressar livremente as suas ideias e sentimentos. Os educadores desempenham um papel crucial, facilitando os diálogos e promovendo comportamentos comunicativos eficazes. A diversidade de recursos pedagógicos torna a comunicação mais acessível e interessante. O feedback contínuo e construtivo dado pelos educadores ajuda as crianças a desenvolverem autoconfiança e competências comunicativas de forma gradual e consistente. Além do desenvolvimento comunicativo, as práticas do MEM contribuem significativamente para o crescimento socioemocional das crianças, ensinando empatia, solidariedade e competências de resolução de conflitos. Este relatório constitui um reflexo do meu percurso enquanto futura profissional de educação, ilustrando não só os conhecimentos adquiridos e aplicados ao longo da prática, mas também o impacto positivo do Modelo Pedagógico do MEM no desenvolvimento global das crianças.