Browsing by Author "Ferreira, Ana Rita Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Espaço exterior à sala de aula: conceções e potencialidades na aprendizagem de conceitos científicosPublication . Ferreira, Ana Rita Fernandes; Almeida, AntónioEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte apresentam-se os contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma análise comparativa dos mesmos. Na segunda parte apresenta-se o estudo empírico. O estudo envolve duas turmas do 6.º ano de escolaridade (grupo experimental e grupo de controlo), que tem como problemática central “Que potencialidades encerram as atividades desenvolvidas fora da sala de aula na aprendizagem de conceitos científicos?”. Para responder a esta questão estabeleceram-se os seguintes objetivos gerais: (i) comparar a eficácia na aprendizagem decorrente da realização de atividades no exterior com atividades mais tradicionais em sala de aula; (ii) conhecer e analisar as experiências e as conceções dos alunos sobre o espaço-recreio e a realização de visitas de estudo; e (iii) conhecer e analisar as experiências e conceções da Orientadora Cooperante sobre a utilização do espaço-recreio e a realização de visitas de estudo como um contributo para as aprendizagens dos alunos. Importa referir que todo o estudo se centrará na aprendizagem dos conceitos científicos. Para a concretização deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza mista, tendo sido utilizados questionários e fichas de verificação de aprendizagem (diagnóstica e final) para a recolha de informação. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Já os dados quantitativos foram tratados com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados do estudo indicam que a Orientadora Cooperante e os alunos consideram o espaço-recreio e as visitas de estudo como fatores potenciadores de aprendizagens e que o grupo experimental beneficiou das atividades no espaço exterior, em termos académicos e pessoais, conseguindo um desempenho equivalente ao do grupo de controlo, embora tivesse partido de uma posição mais desfavorável.