Browsing by Author "Ferreira, Ana Catarina Martins"
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- A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridadePublication . Ferreira, Ana Catarina Martins; Almeida, AntónioO relatório que se apresenta desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, o relatório apresenta uma descrição sintética da prática de intervenção pedagógica ocorrida no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da mesma. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o Sistema Cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade, que teve como finalidade estudar algumas das conceções alternativas que os alunos adquirem no seu quotidiano, isto é, as noções erradas que os mesmos possuem acerca do funcionamento natural daquele sistema do corpo humano. Tendo em vista a desconstrução dessas conceções implementou-se um estudo que permitisse averiguar se uma prática pedagógica centrada na Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas seria vantajosa para a alteração das mesmas sobre o sistema cardiovascular. O estudo tem características de uma investigação-ação, recorrendo a dados de natureza quantitativa e qualitativa. Participaram no estudo 41 alunos, uma vez que o mesmo envolveu duas turmas, uma de 6.º ano e outra mista de 5.º e 6.º ano (grupo experimental e grupo de controlo, respetivamente). Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário (antes e depois do ensino formal do sistema cardiovascular) e de uma grelha de observação e avaliação. Os resultados do estudo indicam que a metodologia ABRP se mostrou eficaz na desconstrução das CA inicialmente identificadas.