Browsing by Author "Ferreira, Ana Catarina Figueiredo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As caraterísticas mais valorizadas no conteúdo produzido pelos YouTubers de moda, beleza e lifestyle, em PortugalPublication . Ferreira, Ana Catarina Figueiredo; Pina, Helena FigueiredoA sociedade em que nos inserimos hoje é resultado de um avanço tecnológico constante e necessário, e que se efetuou previsível com a evolução dos tempos. Se há 15 anos nos dissessem que estaríamos hoje perante formas de comunicação, promoção, divulgação (e tantos outros) como aquelas a que atualmente temos acesso, provavelmente não acreditaríamos. Mas é aí que está “magia” da evolução. Alterou-se o tipo de relações entre pessoas e as ambições passaram também a ser outras. Aqueles que nos fazem querer ter e ser deixaram de estar distantes e de ser aspirações impossíveis e identificam-se como sendo iguais a “nós”. Criou-se uma proximidade entre a marca e o seu público, mediada, em muitos casos, por pessoas cuja credibilidade e influência é muitas vezes momentânea e por fases. Falamos de influenciadores digitais ou celebridades online. E, consequentemente, da importância de aferir como e o porquê desta influência perdurar no tempo e designar-se, a longo prazo, uma estratégia duradoura para as marcas que decidem investir na mesma. O YouTube, por si só, sempre teve um impacto significativo devido a tudo aquilo que permite e por ser uma plataforma inovadora. Atualmente, e devido ao seu crescimento exponencial (no mundo, como em Portugal), justificado pelas diversas utilizações e fins que possibilita, ganhou uma importância que se considera relevante analisar. Por essa razão, neste trabalho propusemo-nos a perceber de que forma o YouTube pode, efetivamente, ser uma mais valia para criar valor, através dos influencers, por meio do conteúdo oferecido por estes a nível nacional. Para tal, focar-nos-emos no segmento de Moda, Beleza e Lifestyle, género de conteúdo que ocupa um lugar de destaque no que diz respeito aos vídeos disponibilizados e consumidos na plataforma. Assim, pretendeu-se estudar as características predominantes deste conteúdo, de forma a produzir conhecimento útil e valioso para a área, através de uma pesquisa exploratória, com recurso ao método qualitativo por meio de uma análise de conteúdo. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a recetividade, o sucesso e o interesse, sendo importante ter isto em conta antes da criação de conteúdo na plataforma.