Browsing by Author "Ferraz, Ana Marisa de Sousa"
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- As conceções das famílias sobre a educação de infânciaPublication . Ferraz, Ana Marisa de Sousa; Fuertes, MarinaNo âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, o presente relatório tem como objetivo apresentar de forma reflexiva e fundamentada a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) que decorreu em contexto de Jardim de Infância (JI). No desenvolvimento da PPS I e II pude observar as relações desenvolvidas entre as famílias e as educadoras cooperantes, verificando a sua importância para as práticas educativas. Nesse sentido, pude constatar algumas dificuldades quer na comunicação quer no relacionamento entre as referidas partes. Deste modo, procurei compreender a opinião das famílias sobre a educação de infância e os contextos educativos, aprofundando o meu conhecimento sobre o tema, pois considero que poderá vir a beneficiar a minha futura prática educativa no âmbito do trabalho com as famílias. Para este efeito, desenvolvi um estudo de natureza híbrida, através de um questionário às famílias da creche e do JI com o objetivo de compreender a motivação das famílias nas escolhas do contexto socioeducativo e assim aferir o seu conceito de educação de qualidade. Após recolhidos e analisados os dados, procedeu-se à realização de um focus group (adaptado na sua aplicação face às condições da pandemia) com a participação de quatro profissionais da área da educação que refletiram sobre os resultados do estudo quantitativo. Pretendeu-se deste modo identificar a divergência de opiniões entre as famílias e as profissionais de educação. Os dados recolhidos mostram que os aspetos que as famílias da creche e do JI mais valorizaram foram a segurança e organização, a higiene e o ambiente afetivo e a atenção dada às crianças. As participantes do focus group revelaram a sua surpresa com o facto de as famílias valorizarem menos a qualificação profissional, a relação da equipa educativa com as famílias e o número de crianças por sala, comparativamente com outros aspetos formais, considerando que estes são imprescindíveis na educação de infância.