Browsing by Author "Fernandes, Sara Patrícia Resende"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1º CEBPublication . Fernandes, Sara Patrícia Resende; Maurício, Paulo; Valente, BianorO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção, e avaliação pedagógica – no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico – e a apresentação de um estudo de investigação. O projeto de investigação intitulada “os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1.º CEB”, visa identificar quais as estratégias de diferenciação pedagógica e seleção dos TPC; perceber de que forma é que os TPC se enquadram nas estratégias usadas pelos professores para a promoção da autorregulação dos alunos; perceber quais são as conceções, hábitos e dificuldades que os alunos apresentam na realização dos TPC. Para o efeito recorrer-se-ia a uma metodologia mista, privilegiando o questionário e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os TPC podem ser uma estratégia na promoção dos processos de autorregulação dos alunos, uma vez que têm de gerir o seu trabalho, o tempo e os recursos que dispõem para o fazer. No entanto, para que a autorregulação seja desenvolvida, pressupõem-se que os alunos assumam um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, os professores devem desenvolver uma prática centrada no aluno e ter em consideração as suas características individuais, de forma a que este participe ativamente na gestão do seu trabalho. Assim, o aluno, com a ajuda do professor, deve planificar o seu trabalho, reunir todos os recursos necessários para o fazer, identificar os objetivos das tarefas que realiza e avaliar o seu desenvolvimento.