Browsing by Author "Fernandes, Daniela Barreiro Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conceções das crianças no 3.º e 5.º ano sobre o conceito de ser vivoPublication . Fernandes, Daniela Barreiro Costa; Almeida, AntónioO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde se reflete sobre o percurso formativo durante toda a intervenção educativa e sobre a experiência adquirida no ambiente do quotidiano profissional. Neste, procura-se apresentar uma reflexão sobre as competências desenvolvidas ao longo de toda a prática docente, bem como uma análise das dificuldades sentidas, os desafios que foram necessários ultrapassar e as estratégias que foram mobilizadas para responder às dificuldades encontradas no quotidiano da sala de aula. Ainda, neste relatório, apresenta-se uma investigação baseada no tema das conceções alternativas presentes nos alunos, do 3.º e 5.º ano, mais concretamente, as relacionadas com o conceito de ser vivo, após uma abordagem formal sobre o mesmo. Para concretizar este estudo, foi aplicado um questionário às duas turmas dos dois ciclos, visando verificar se os participantes evidenciavam tais conceções alternativas. Os resultados demonstraram que a percentagem de respostas certas dos alunos diminuiu, nos dois ciclos, consoante a especificidade da pergunta. Havendo mais dificuldade em definir as características comuns a todos os seres vivos, do que a sua identificação através de imagens. No que respeita à diferença entre os dois ciclos, nota- -se que existe alguma evolução na aquisição do conceito cientificamente aceite. Constata-se que algumas das conceções alternativas permanecem em alguns alunos, tanto no 3.º como no 5.º ano, sendo por isso essencial refletir sobre as metodologias utilizadas durante a apresentação de novos conceitos, de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa a todos os alunos.