Browsing by Author "Fernandes, Ana Raquel Dos Santos"
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- O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociaisPublication . Fernandes, Ana Raquel Dos Santos; Lino, DalilaO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada (PPS) desenvolvida nas valências creche e jardim de infância (JI), que foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Durante uma semana do mês de dezembro de 2013 e a totalidade do mês de janeiro de 2014 foi desenvolvido o estágio junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os seis e os doze meses, disponibilizando-se um conjunto diversificado de materiais/brinquedos adequados à faixa etária do grupo e à fase de desenvolvimento em que cada criança se encontrava. Entre o mês de fevereiro e maio do presente ano desenvolveu-se a PPS com vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, onde foram realizadas diferentes atividades, relacionadas com a problemática do relatório, assim como relacionadas com o projeto desenvolvido e intitulado “Astronautas e Foguetões”. Foi durante a PPS que surgiu a problemática O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais. As atividades decorrentes da problemática surgiram depois de uma cuidadosa análise ao diário da sala, construído pelas crianças num momento de grande grupo, onde as mesmas registam “O que não gostaram” e “o que gostaram” no decorrer do dia. De acordo com Ana citada em Vasconcelos (1997), na “escola, as crianças são não apenas indivíduos, mas membros de um grupo e, como tal, têm de aprender a funcionar dentro desse grupo” (p.174). De acordo com Kessler (1991, citado em Vasconcelos, 1997), ao realizarem-se reuniões de grande grupo, nas quais as crianças têm voz ativa, promove-se na “sala uma democracia verdadeiramente participativa” (p.175). Assim, considera-se que as crianças ao saberem respeitar-se umas às outras nos momentos de grande grupo, com mais facilidade aprendem a conviver com os colegas noutras circunstâncias, como por exemplo nas brincadeiras livres.