Browsing by Author "Fernandes, Ana Patrícia da Silva"
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- Conselho de cooperação educativa – o processo de clarificação éticaPublication . Fernandes, Ana Patrícia da Silva; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório, decorre no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). É pois nosso propósito apresentar uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática realizada no 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade, e ainda, a apresentação de um pequeno estudo investigativo, subordinado ao tema ”O Conselho de Cooperação Educativa - O processo de clarificação ética”. A finalidade do trabalho de investigação foi analisar as perceções de um grupo de alunos do 1.º CEB, sobre a sua experiência em Conselho de Cooperação Educativa, particularmente no processo de clarificação ética. Configurou-se assim nosso propósito estudar a participação dos alunos na autorregulação do seu comportamento e das aprendizagens, por forma a contribuir para a sua melhoria. Configuram-se, deste modo, como objetivos específicos do estudo os seguintes: i. Caracterizar as percepções dos alunos face ao Conselho de Cooperação Educativa; ii. Caracterizar as dificuldades dos alunos, na participação do Conselho de Cooperação Educativa, particularmente no processo de clarificação ética; iii. Caracterizar a importância atribuída pelos alunos ao Conselho de Cooperação Educativa e processo de clarificação ética; iv. Identificar as recomendações sugeridas pelos alunos para a melhoria do Conselho de Cooperação Educativa. Tendo em conta o objeto de estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e como técnica de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, a análise documental, a observação participante e o questionário. Os dados foram tratados com recurso ao programa NVivo 11 e ao programa EXCEL. As conclusões do estudo permitem considerar que, de acordo com o que a bibliografia sugere, a maioria dos alunos considerou que o Conselho de Cooperação Pedagógica os ajudou no seu desenvolvimento sociomoral e na clarificação ética, mais propriamente, na resolução de conflitos.