Browsing by Author "Faustino, Isabel Maria Lopes Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trajectórias de profissionalidade e ciclo de vida profissional: um contributo para o conhecimento dos professores de educação especialPublication . Faustino, Isabel Maria Lopes Ribeiro; Serra, FernandoEsta investigação insere-se na temática do ciclo de vida e desenvolvimento profissional. Visa estudar as trajectórias de profissionalidade de seis professoras de educação especial através da identificação e caracterização das diferentes fases do seu ciclo de vida profissional e, em simultâneo, apreender alguns traços da sua identidade profissional. Trata-se de um estudo exploratório enquadrado no paradigma de investigação qualitativa. Como suporte de recolha de dados aproximámo-nos da metodologia adoptada na abordagem biográfica, ou das histórias de vida, através da realização de entrevistas abertas, semi-estruturadas em torno de tópicos previamente definidos. Para balizarmos e caracterizarmos as fases do ciclo de vida profissional baseámo-nos no modelo proposto por Huberman (1989). Detivemo-nos sobre a análise dos acontecimentos que marcaram a trajectória profissional de cada uma das entrevistadas (factores circunstanciais ou de contexto), a sua cronologia e a forma como reagiram às situações (factores pessoais: sentimentos e atitudes). Considerando o conteúdo e a natureza dos seus discursos verificámos que a sucessão de fases da sua trajectória profissional acontece ao longo do tempo e é fruto de factores pessoais mas, sobretudo, da influência dos vários contextos envolventes e das mudanças que neles ocorrem, sendo a forma de sentir e viver a profissão grandemente condicionada por factores causais externos. As várias fases sucedem-se, mas nem todos os indivíduos palmilham o mesmo percurso, nem permanecem em cada uma por igual período de tempo. Constatámos ainda que a identidade profissional é uma construção progressiva no espaço e no tempo que atravessa toda a trajectória do ciclo de vida profissional, desde a fase da escolha da profissão, passando pelo tempo de formação inicial e pelos vários contextos e espaços institucionais onde a profissão foi exercida. Na generalidade, as entrevistadas demonstram percepções bastante positivas acerca de si, independentemente da fase do ciclo de vida profissional em que se encontram. Olham-se como profissionais capazes, seguras, que desempenham as suas funções com qualidade. Consideram que, no seu dia-a-dia profissional, dão o “melhor de si” atribuindo os sentimentos de crise e mal-estar docente a factores causais externos, tal como, o contexto das políticas educativas.