Browsing by Author "Farinha, Mariana Ribeiro"
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- Das conceções às práticas de avaliação formativa no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Farinha, Mariana Ribeiro; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade. O estágio decorreu, durante dez semanas, numa instituição pública, localizada no centro de Lisboa. Para se efetuar a recolha e o tratamento de dados utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com características próximas da metodologia de investigaçãoação. O documento integra ainda um estudo intitulado “Das conceções às práticas de avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com o propósito de enquadrar concetualmente a avaliação no contexto educativo e de caraterizar as representações e práticas de avaliação formativa dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em conformidade com o objeto de estudo recorreu-se a uma metodologia mista, ou seja de natureza qualitativa quantitativa. Privilegiou-se a utilização do questionário, como técnica de recolha de dados. O tratamento dos dados de natureza quantitativa foi realizado com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences v21 e os de natureza qualitativa com recurso à análise de conteúdo. Com base na análise e discussão dos resultados, verificou-se que, de acordo com as conceções dos docentes, a modalidade de avaliação formativa permite a regulação e orientação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino e os resultados obtidos dos alunos. Contudo, a partir da análise dos dados relativos às práticas dos inquiridos, constata-se que nem sempre existe uma correspondência entre as representações e os processos de avaliação implementados pelos docentes.