Browsing by Author "Faria, Filipa Alexandra Baptista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º anoPublication . Faria, Filipa Alexandra Baptista; Rodrigues, MargaridaO presente relatório advém da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II e resulta no relato de duas intervenções pedagógicas, bem como na apresentação do estudo realizado. As intervenções realizaram-se numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas de 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo que aqui se apresenta foi realizado no 2.º Ciclo do Ensino Básico e procurou caraterizar a comunicação matemática escrita de duas turmas de 6.º ano. Assim, através deste estudo pretendeu-se responder a três questões: (1) como se carateriza a comunicação matemática escrita dos alunos de duas turmas de 6.º ano no que diz respeito à correção? (2) como se carateriza a comunicação matemática escrita dos alunos de duas turmas de 6.º ano no que diz respeito à clareza?; (3) como se carateriza a comunicação matemática escrita dos alunos de duas turmas de 6.º ano no que diz respeito à argumentação? Dado o paradigma interpretativo associado ao objetivo geral do estudo, a metodologia que se afigurou mais apropriada foi a de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos através de uma recolha documental, que abarcou as resoluções de trinta e quatro alunos a quatro tarefas matemáticas realizadas em aula. Estas resoluções matemáticas foram alvo de análise documental, a fim de se analisar qualitativamente a sua correção, a clareza e a argumentação. Recorreu-se também ao cálculo de frequências com o intuito de quantificar os dados recolhidos, de forma a responder às questões já mencionadas. Através dos resultados obtidos, foi possível concluir que os alunos evidenciaram um desempenho positivo na sua comunicação matemática escrita, nomeadamente por recorrerem à argumentação ao longo das suas resoluções. Entre as dimensões correção e clareza, foi na primeira que os alunos evidenciaram um melhor desempenho.
