Browsing by Author "Duarte, Vanessa Filipa Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos de diferenciação pedagógica: perspetivas de estudantes da formação inicial e de professores do 1.º CEBPublication . Duarte, Vanessa Filipa Oliveira; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É finalidade deste relatório, a descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica e de um estudo de investigação desenvolvido nesta prática. A investigação intitulada, “Processos de diferenciação pedagógica: perspetivas de estudantes da formação inicial e de professores do 1.º CEB” tem como finalidade estudar as conceções e práticas de professores do 1.º CEB e de estudantes da formação inicial de professores sobre o processo de diferenciação pedagógica. Identificam-se como objetivos específicos: (i) caracterizar as conceções de estudantes da formação inicial e de professores do 1.º CEB sobre os processos de diferenciação pedagógica; (ii) identificar as práticas de diferenciação pedagógica enunciadas por professores; (iii) comparar as conceções dos estudantes (futuros docentes) e dos professores sobre os processos de diferenciação pedagógica e iv) comparar as conceções dos professores sobre os processos de diferenciação pedagógica com as práticas que enunciam. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa. Participaram no estudo 41 estudantes dos cursos de formação inicial de professores e 51 professores do 1.º CEB. Para a recolha de dados, utilizou-se o inquérito por questionário. O tratamento de dados foi realizado com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados do estudo permitiram evidenciar que os estudantes da formação inicial possuem conceções mais próximas dos referenciais teóricos do que os professores em exercício. Pelo seu lado, os professores que revelam maior concordância com as conceções adequadas sobre processos de diferenciação pedagógica, referem, igualmente, o uso de práticas pedagógicas de diferenciação com os seus alunos.