Browsing by Author "Duarte, Isabel"
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- O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dançaPublication . Duarte, Isabel; Garcia, VítorNo atual panorama da dança em que o bailarino tem vindo a assumir um papel diferente no processo criativo, tornando-se tecnicamente versátil, artisticamente criativo e ‘criativamente colaborativo’, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes. Como defende Burrows (2010) esta promoverá a consolidação das aprendizagens e dos processos criativos tão importantes na Dança do Século XXI. Com a proposta/objetivo de trabalhar o movimento na sua relação com a música, foi realizado um workshop dirigido a profissionais e estudantes de dança. A metodologia de investigação utilizada baseou-se nos princípios da Practice-led Research. A análise dos dados recolhidos indicia resultados muito positivos quanto à eficácia de esta prática pedagógica colaborativa, na consolidação do desenvolvimento das competências artísticas e técnicas decorrentes de uma maior consciência musical no contexto da formação em Dança.
- Transição e adaptação ao ensino superior artísticoPublication . Duarte, IsabelA principal finalidade deste artigo é a de contribuir para a compreensão dos fenómenos de adaptação ao ensino superior artístico vivenciados pelos estudantes e percepcionados pelos professores, e a de reflectir sobre os mecanismos de apoio à adaptação que a instituição de acolhimento pode adoptar. Como instrumentos de recolha de dados, foram distribuídos dois questionários aos estudantes do primeiro ano (questionário de caracterização e o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior de Lencastre et al., 2000) e realizadas entrevistas semi‑directivas a quatro professores da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, as dificuldades de adaptação ao Ensino Superior diagnosticadas noutros estudos realizados no nosso país, nos domínios académico, bio‑psicológico e sócio‑relacional, são também sentidas pelos estudantes da Escola Superior de Dança. Foram, no entanto, identificadas algumas dimensões particulares ao nível de conhecimentos específicos, tais como a heterogeneidade de formações anteriores dos alunos, o seu baixo nível de preparação física para realizar um curso desta natureza e o seu baixo nível de maturidade artística e expressiva. O grande número (57,5%) de estudantes deslocados da sua área de residência, sujeitos a uma enorme carga horária, revelou também que todos os aspectos relacionados com a dimensão sócio‑relacional assumem uma importância acrescida, e que tanto a instituição Escola Superior de Dança como a sua associação de estudantes podem desempenhar um papel importante para minorar as dificuldades de adaptação social e relacional manifestadas.