Browsing by Author "Duarte, Bruno"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A exploração do conceito de presença em palco no contexto da técnica de dança contemporânea com a turma de 7º e 8º ano do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Duarte, Bruno; Xavier, MadalenaA presença em palco é uma das competências performativas de maior impacto em contexto cénico, mas é, frequentemente, sobreolhada nas aulas de Técnicas de Dança, em favor de um indispensável zelo ao desenvolvimento técnico. Toma-se como ponto de partida para a implementação prática deste estágio a interrogação acerca do valor da sua exploração, enquanto processo de fundamento artístico, em contexto pré-coreográfico. Estabelece-se o presente Relatório de estágio como um relato da prática pedagógica aplicada, ao longo do ano letivo 2019/2020, nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea da turma de 7º e 8º ano do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada. Respeitando os princípios afeitos ao perfil do creative reflective practitioner, que se coadunam com a metodologia de investigação-ação aplicada, delimita-se como objetivo primordial a aplicação da noção de presença em palco enquanto estratégia para o desenvolvimento das capacidades técnicas e expressivas, em contexto da aula de técnica de dança contemporânea e, através de uma pesquisa diagnóstica baseada numa extensiva revisão da literatura e em instrumentos de recolha de dados como grupos de discussão, entrevistas e grelhas de observação, estabeleceram-se como principais recursos pedagógicos a aplicação da “Small Dance” enquanto ferramenta de desenvolvimento de awareness e uma intervenção pedagógica centrada no estabelecimento do foco e da projeção de movimento como prática integrada no trabalho técnico. A observação dos resultados, ininterrupta desde o início da implementação do projeto, estabelece ambas as ferramentas como potenciais recursos de implementação permanente no trabalho com estudantes da mesma faixa etária, considerando que as opções pedagógicas conduziram o grupo de trabalho a uma maturação performativa evidente no que concerne à temática observada.