Browsing by Author "Domingos, Vanessa Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Depois do cancelamento: O impacto na relação entre o seguidor e o influenciador digital e na perceção das marcas a ele associadasPublication . Domingos, Vanessa Marques; Antunes, Ana Cristina CoelhoEntre milhões de seguidores e parcerias com marcas cada vez mais comuns, os influenciadores digitais parecem ter vindo para ficar. Vistos como alguém próximo e confiável, as suas opiniões são valorizadas e impactantes na atitude do consumidor perante a marca e na sua intenção de compra. No entanto, com o surgimento da cultura de cancelamento e o crescente cancelamento de influenciadores digitais nas redes sociais, torna-se pertinente estudar não só o impacto que este fenómeno tem na relação do seguidor com o influenciador digital, como também o impacto na perceção das marcas a eles associadas. Esta investigação propõe-se a explorar estas duas vertentes, além de apurar os motivos que levam ao cancelamento de influenciadores digitais, baseando-se na análise qualitativa de dados, recolhidos em entrevistas individuais em profundidade. Os resultados sugerem que a opinião do seguidor sobre o influenciador digital sofre um impacto negativo após o cancelamento, levando, tendencialmente, a uma quebra da relação parassocial previamente estabelecida. Esta rutura impacta o comportamento do seguidor, deixando este de seguir e de ter interações com o influenciador cancelado. Apesar disso, foi identificada uma minoria de participantes que voltou atrás na sua decisão de cancelamento, o que contribui para uma visão do cancelamento como um processo dinâmico e heterogéneo. Os resultados obtidos sugerem, ainda, a existência de diferenças culturais na abordagem ao cancelamento. Já relativamente às marcas, distinguem-se as consequências do cancelamento nas marcas associadas ao influenciador digital, sobre as quais o seguidor tende a manter a sua perceção anterior, e nas marcas próprias do influenciador digital, que sofrem impactos mais negativos, uma vez que o seguidor tem a perceção que estas refletem os valores do influenciador digital.