Browsing by Author "Dias, Micaela Susana Soares Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conceções alternativas de alunos do 2.º ano de escolaridade sobre a reprodução humanaPublication . Dias, Micaela Susana Soares Mendes; Almeida, AntónioO presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, contemplando o percurso formativo do período de estágio e refletindo sobre os desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Ao longo do relatório é possível acompanhar duas partes integrantes do mesmo. Uma das partes apresenta as experiências de Ensino-Aprendizagem realizadas ao longo da PES II. Destas experiências ressalta, essencialmente, a importância da preparação científico-pedagógica dos professores para ultrapassarem os vários obstáculos que, imprevisivelmente, podem surgir durante a prática de ensino e a importância, fundamental, de considerar as conceções dos alunos no processo de Ensino-Aprendizagem. Além disso, dá conta das características do contexto de intervenção, uma escola nos arredores de Lisboa, e dos progressos registados no grupo turma com o qual se desenvolveu todo o trabalho, com um grupo de 21 crianças, com idades entre os 7 e os 8 anos, e a frequentar o 2.º ano de escolaridade no ano letivo 2014/2015. Outra parte contempla uma investigação sobre as conceções destes mesmos alunos acerca do tema – Reprodução Humana. Quantos aos resultados, estes demonstraram que os alunos ainda têm conhecimentos bastante elementares no que respeita à temática da reprodução humana, sendo este estudo importante para todos os docentes que futuramente abordem o tema referido, pois as conceções alternativas são uma forte condicionante ao processo de aquisição de novas aprendizagens. Torna-se então urgente investir numa educação científica de qualidade que procure estratégias eficazes de mudança concetual, na promoção de aprendizagens significativas.