Browsing by Author "Dias, Mariana Nunes"
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- Atividades de investigação e problemas – influência das tarefas matemáticas nas atitudes de alunos de 4.º anoPublication . Dias, Mariana Nunes; Brunheira, LinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. No que respeita à estrutura, este trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à descrição e análise reflexiva da prática pedagógica desenvolvida no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano, e no 2.º CEB, em duas turmas do 6.º ano. A segunda parte corresponde ao estudo de natureza qualitativa desenvolvido com alunos da turma do 1.º CEB. O estudo, contemplado no relatório, procurou compreender que características possuem as tarefas matemáticas que podem influenciar as atitudes dos alunos. Neste sentido, a investigação foi orientada pela questão Que características possuem os problemas e as tarefas de investigação que podem influenciar a perseverança, o gosto e a confiança dos alunos? A nível metodológico, o estudo segue uma lógica semelhante à investigação-ação, tendo sido implementado no contexto dois problemas e duas investigações matemáticas com características distintas no que se refere: i) ao grau de abertura; ii) ao contexto; iii) à possibilidade de se recorrer a várias estratégias ou realizarem-se diversas descobertas; e iv) à utilização de material manipulável. Para a recolha dos dados, foram preenchidas, através da observação participante, grelhas com indicadores referentes às atitudes em estudo e realizado um grupo focal com os três participantes. A análise estatística e documental dos resultados, permitiu concluir que as características que podem influenciar negativamente as atitudes dos alunos são o contexto puramente matemático e o facto de uma tarefa não proporcionar o recurso a diferentes estratégias ou descobertas na sua realização. Pela sua influência positiva, destacaram-se as tarefas que têm como características diferenciadoras o contexto formulado a partir de situações reais, as que permitiam a utilização de material manipulável e as que possibilitavam o recurso a várias estratégias ou a formulação de diversas conjeturas.