Browsing by Author "Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira"
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- O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexasPublication . Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira; Ferreira, PatriciaO relatório apresentado desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Superviosionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. O mesmo é constituído por duas partes correlacionadas: i) Descrição, análise crítica e comparativa das práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB, e ii) estudo empírico, desenvolvimento no 1.º CEB. A investigação realizada decorreu da recolha e análise das fragilidades e potencialidades dos alunos, tendo surgido a problemática O Desenvolvimento da Consciência Fonológica como Estratégia para Lidar com Erros Ortográficos em Sílabas Complexas, tendo como finalidade estudar tipos de desvios ortográficos de base fonológica. Em conformidade, definiu-se as seguintes questões de investigação: 1) Quais os fatores fonológicos associados à grafia das palavras? e 2) Como potenciar o desenvolvimento e a consciência fonológicos e a competência ortográfica? Configuraram-se como objetivos específicos do estudo: (i) caracterizar os tipos de desvios de base fonológica nas produções escritas de alunos do 1.º ano; (ii) descrever a grafia de sílabas complexas (ataques ramificados e codas), (iii) compreender o impacto do desenvolvimento da consciência fonológica ao nível das sílabas complexas na ortografia. No decorrer do estudo, foi seguido um percurso Investigação-Ação, começando por se realizar uma diagnose inicial, posteriormente procedeu-se à realização de um Sequência-Didática, tendo-se finalizado a investigação com uma avaliação final. A recolha de dados foi feita através da observação direta e análise documental. Os resultados do estudo demonstram que o trabalho contínuo e sistemático da consciência fonológica, com as crianças, irá influenciar positivamente a prestação das mesmas. Para além disso, o processo de aquisição das sílabas complexas (ataque ramificado e/ou coda) não é linear, podendo existir constituintes intrassilábicos que se revelem mais difíceis de compreender do que outros.