Browsing by Author "Dias, Catarina Génio Graça"
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- A inclusão de crianças estrangeiras numa sala de pré-escolarPublication . Dias, Catarina Génio Graça; Friães, RitaO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) que decorreu em jardim-de-infância, numa sala com dezanove crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este aborda, de uma forma crítica e reflexiva, a prática e a investigação desenvolvida no contexto socioeducativo, colocando ainda em perspetiva o processo de identidade profissional resultante das vivências e experiências resultantes das práticas profissionais supervisionadas realizadas (PPSI e PPSII). Esta investigação tem como objetivo compreender como é que podem ser integradas as crianças estrangeiras numa sala de jardim-de-infância (JI), para isso foram definidos três objetivos: (i) Identificar os principais desafios/barreiras que as crianças estrangeiras podem enfrentar na integração em Jardim de Infância; (ii) Mapear as estratégias utilizadas pela equipa educativa da sala JI3 para integrar as crianças estrangeiras; (iii) Analisar o papel da equipa educativa na integração em Jardim de Infância. Procura-se que este estudo seja um contributo para a reflexão em torno de práticas educativas facilitadoras da inclusão e sensíveis à diversidade, independentemente da origem cultural da criança. A investigação desenvolvida foi de natureza qualitativa, tendo sido norteada pela metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, como a observação direta participante, a análise de documental e a entrevista estruturada à educadora da sala, de modo a conseguir cruzar diversas fontes de evidência. Este estudo focou-se nas práticas educativas e nas estratégias adotadas para integrar crianças estrangeiras numa sala de pré-escolar. Os resultados destacaram a comunicação e as diferenças culturais como as principais barreiras enfrentadas por essas crianças. As estratégias desenvolvidas, incluem o uso da comunicação não-verbal e a promoção da empatia entre os pares, para que fossem superadas as barreiras e fomentada a inclusão. Além disso, o papel da equipa educativa foi destacado, bem como a importância da interação com as famílias no processo de adaptação das crianças estrangeiras.