Browsing by Author "Dias, Ana Margarida Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As interações estabelecidas entre uma educadora-estagiária e as crianças de um jardim de infância: dificuldades, desafios e conquistasPublication . Dias, Ana Margarida Silva; Tomás, Catarina AlmeidaO objetivo deste relatório é analisar as interações estabelecidas entre uma educadora estagiária e as crianças de uma sala de jardim de infância (JI) público situado em Lisboa, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017. A partir da caracterização do JI, das crianças, da equipa educativa e das famílias, procura-se explicitar o percurso da prática pedagógica desenvolvida. De modo a operacionalizar a investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa recorrendo a quatro técnicas de recolha de dados: observação participante, diário de campo, conversas informais e fotografias. A análise de dados remete para três categorias de análise sobre as interações estabelecidas: espaços, significados e papel na intervenção pedagógica. É então possível concluir que o percurso foi repleto de dificuldades, desafios e principalmente conquistas. No que concerne às dificuldades, estas centraram-se sobretudo na dificuldade de interações com algumas das crianças do grupo e, consequentemente, nas consequências que daí advém para a ação pedagógica, uma vez que esta visa que o trabalho de um/a educador/a-estagiária se faça com todas as crianças, constituindo também um desafio, uma vez que, inicialmente, me coube instigar algumas das interações que ia estabelecendo com as crianças, para que me fossem conhecendo melhor, tendo sido para isso, crucial, o tempo de intervenção, na medida em que me deu oportunidade de refletir acerca do que se ia passando, de forma a ultrapassar as dificuldades e os desafios que iam surgindo. Por fim, as principais conquistas foram ter conseguido estabelecer um quadro plural de interações com as crianças, tanto iniciadas por mim como pelas crianças, sobretudo à medida que o tempo ia avançando na PPS. Destacar que as interações iniciadas pelas crianças aconteceram fundamentalmente quando me chamavam para brincar com elas.