Browsing by Author "Cunha, Mariana Palma Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Amizade é…felicidade (Freng, 5 anos)”. As relações sociais entre crianças no quotidiano do Jardim de InfânciaPublication . Cunha, Mariana Palma Rodrigues; Tomás, Catarina AlmeidaTendo em conta que, para as crianças, a amizade é um valor fundamental, nem sempre fácil de alcançar (Trevisan, 2007), proponho-me, neste relatório, a partilhar as descobertas efetuadas, com as crianças da Sala 2, de um Jardim-de-Infância (JI), na cidade de Lisboa, sobre os enredos da cultura de pares instituída, bem como sobre as conceções e significados atribuídos, pelas crianças, no âmbito das relações que estabelecem. No presente Relatório, começo por caraterizar, de forma reflexiva, os contextos educativos onde decorreu a minha intervenção, enquanto educadora-estagiária, e analiso a minha prática, em Creche e JI, no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS). Pretendo, ainda, partilhar o caminho percorrido em torno da problemática central: a amizade entre as crianças, no quotidiano do jardim-de-infância. Para operacionalizar a investigação proposta, optou-se por uma metodologia qualitativa, onde recorri a três técnicas principais: a observação, que decorreu no período de 8 de janeiro a 13 de fevereiro (creche) e 19 de fevereiro a 29 de maio (JI), a entrevista e a consulta documental. Os dados recolhidos foram analisados à luz de duas áreas fulcrais: a pedagogia da infância e a sociologia da infância. A investigação realizada sobre a amizade entre as crianças aponta para um processo complexo, diversificado, implicando determinados requisitos, que envolvem dimensões diferenciadas de criança para criança. Nas relações que estas estabelecem, há distinção entre diferentes tipos de amigos e diversos graus de intimidade e interações. Por fim, foi ainda identificada a reciprocidade como um fator fundamental nas relações estabelecidas entre as crianças.