Browsing by Author "Cunha, Cristina Elisabete Peixoto da"
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- Aprendizagem e ansiedade no ensino à distância em alunos do 6ºano do 2ºCEBPublication . Cunha, Cristina Elisabete Peixoto da; Covas, FilomenaO presente Relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Está organizado em duas partes distintas: a primeira remete para a PES no 1.º e no 2.º CEB, e a segunda remete para a apresentação do estudo empírico, realizado 2.º CEB, com o objetivo principal de compreender como o Ensino Remoto de Emergência pode impactar os níveis de ansiedade e de autoestima nos alunos e como estes variam em função do rendimento escolar. A temática da aprendizagem e ansiedade no ensino à distância em tempos de pandemia COVID-19 é da maior importância no desenvolvimento do conhecimento no mundo atual. As dificuldades enfrentadas por jovens à entrada do 2ºCEB condicionam o seu desempenho, devido aos sucessivos confinamentos e as condições do meio onde se encontram inseridos. É esta a temática que se pretende desenvolver no presente relatório de mestrado sabendo que a ansiedade é uma reação natural do organismo necessária para a sobrevivência social. Porém quando é desproporcional torna-se patológica e desencadeia sofrimento e problemas de ordem social. A metodologia usada é de natureza quantitativa, mas também foi utilizada uma metodologia qualitativa - Focus Group – no processo de construção do instrumento de recolha de dados sobre ansiedade no ensino online. Foi elaborado um inquérito com três partes. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao Software Statistical Package for Social Sciences, versão 26. Os resultados do estudo permitem concluir que existe uma relação efetiva entre a ansiedade e a autoestima e consequentemente no rendimento escolar, contudo ficou inconclusivo asseverar que o Ensino Remoto de Emergência condiciona as aprendizagens em alunos ansiosos e/ou com uma autoestima baixa.