Browsing by Author "Cruz, Rita Maria Neves da"
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- O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4º ano de escolaridadePublication . Cruz, Rita Maria Neves da; Serrazina, Maria de LurdesOs objetivos do estudo são perceber o que os alunos já aprenderam sobre a divisão e como desenvolver o ensino/aprendizagem da divisão com compreensão e incentivar a utilização de estratégias mais sofisticadas em problemas de divisão. Para tal, colocaram-se as questões: (1) Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas de divisão? (2) Que compreensão evidenciam de ideias fundamentais relacionadas com a operação da divisão? Que dificuldades revelam? (3) Que papel pode ter o desenvolvimento do cálculo mental? (4) Será que as interações entre professor e alunos e entre alunos contribuem para a compreensão dos aspetos fundamentais sobre a divisão e para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas mais sofisticadas? A investigação enquadra-se no paradigma interpretativo, desenvolvida através de uma metodologia do tipo qualitativo, no formato de estudo de caso. Para a recolha de dados foi organizada uma sequência de 7 tarefas de divisão, desenvolvidas numa sala de aula de 4º ano em 2015/2016. Recolheram-se dados de dois pares de alunos através diversas técnicas. Em conclusão verificou-se que inicialmente a estratégia de divisão mais utilizada foram os procedimentos de construção, mas a estratégia preferida acabou por ser os algoritmos alternativos. A única ideia fundamental da divisão de que ambos os pares revelaram algum domínio foi na identificação desta operação em situações de partilha e de medida. Mostraram dificuldade na identificação da relação possível entre situações de medida e partilha, na utilização do modelo retangular, na utilização da relação inversa entre a multiplicação e divisão e na compreensão da influência do resto. Sobre o papel do cálculo mental verificou-se que este esteve presente em quase todas as estratégias desenvolvidas e quase sempre associado à estimativa e tentativa e erro. Relativamente à contribuição das interações, apurou-se que fizeram surgir oportunidades adicionais de aprendizagem sobre aspetos fundamentais da divisão e para o desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.