Browsing by Author "Cruz, Indira Martins de Lima e"
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- Potencialidades e utilização do espaço recreio: um estudo desenvolvido em escolas do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Cruz, Indira Martins de Lima e; Almeida, AntónioEsta investigação teve como objetivo averiguar as caraterísticas do espaço recreio de algumas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Decorrente dos vários aspetos observados procurou verificar-se se os mesmos se poderiam inserir num dos quatro tipos definidos por Frost & Klein (1979), e que são os seguintes: Espaço Recreio Tradicional, Espaço Recreio Designer, Espaço Recreio Aventura e Espaço Recreio Criativo. Simultaneamente, alguns professores de cada uma das escolas visitadas e o respetivo coordenador foram inquiridos de modo a saber-se a periodicidade de utilização do espaço recreio em atividades formais de aprendizagem, o tipo de atividades desenvolvidas e ainda quais as áreas curriculares mais mobilizadas nessas mesmas atividades. O modelo de investigação é de caráter qualitativo / interpretativo, tendo-se recorrido aos seguintes instrumentos de recolha de dados: uma grelha de observação para registo da observação efetuada nas várias escolas e um questionário aplicado aos professores e coordenadores de cada escola para conhecimento dos aspetos já referidos. O estudo envolveu uma amostra de 15 escolas situadas na área de Lisboa, e uma amostra de 43 professores, todos a lecionar o 3.º e o 4º ano de escolaridade, e de 15 coordenadores, um por escola, a quem foi aplicado o referido questionário. Os dados recolhidos através da grelha de observação foram analisados recorrendo a métodos de estatística descritiva, o mesmo acontecendo na análise das respostas fechadas presentes no questionário. Nas questões abertas recorreu-se à análise de conteúdo das respostas, seguindo as fases características deste tipo de análise. Os resultados obtidos indicam que a maior parte das escolas oferece espaços recreio pouco estimulantes para o desenvolvimento integral das crianças, apenas tendo sido identificados dentro da tipologia referida alguns espaços recreio tradicionais. Os professores referem na sua maioria utilizar o espaço recreio, desenvolvendo um leque diversificado de atividades, mas com uma especial incidência nas relacionadas com a atividade física das crianças (educação física, jogos tradicionais e também cooperação de dias festivos e efemérides). Contudo, revelam um total desconhecimento acerca das potencialidades para as crianças dos espaços recreio menos estruturados e que se aproximem da dinâmica dos espaços naturais. Este estudo pretende assim despertar a consciência de coordenadores e professores para a necessidade de mudanças na organização do espaço recreio suscetíveis de o transformar num espaço mais rico potenciador de brincadeiras diversas e de atividades nas diferentes áreas do currículo.