Browsing by Author "Cruz, Alice"
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- Estratégias motivacionais para a promoção da confiança e da auto-estima na prática da técnica de dança clássica, para alunos de 5º ano, no Conservatório de Música de CoimbraPublication . Cruz, Alice; Nascimento, VandaO presente relatório de estágio surge no âmbito da quarta edição do Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Desenvolveu-se uma investigação sobre a temática das estratégias motivacionais, a par da leccionação dos conteúdos próprios da disciplina de Técnica de Dança Clássica do 5º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório de Música de Coimbra. Este estudo teve como objectivo a definição das melhores estratégias motivacionais que auxiliem a amostra a promover a sua motivação intrínseca na referida técnica de dança, passando pelo entendimento dos conceitos de auto-estima, auto-conceito, auto-confiança e motivação. Foi um trabalho de proximidade e conjunto com os estudantes. A pesquisa foi baseada em fontes bibliográficas na área da psicologia, da psicologia do exercício físico, da pedagogia e, especificamente, da psicologia na dança. O estudo assentou na investigação-acção, com recurso a variados inquéritos, diários de bordo, fichas para recolha de informação e registo audiovisual. Entendemos, no final do trabalho, que quanto mais consistente é o auto-conceito, mais estruturado é, garantindo bases mais estáveis para a construção de uma maior auto-estima, como observado em três casos do estudo. Estudámos o porquê da elevada motivação intrínseca da amostra e as respostas que obtivemos dizem-nos que se deve ao prazer que a sua prática traz às alunas. Verificámos ainda que os níveis altos de motivação surgem associados à confiança nas suas capacidades, e que esta tem influência na motivação. Por último, os dados indicam-nos que as estratégias motivacionais que têm maior impacto nas alunas de Técnica de Dança Clássica são a utilização da imagética para imaginação de uma boa prestação, a definição de objectivos por aula e o recurso a elementos motivacionais.