Browsing by Author "Cravo, Rita Isabel de Sousa Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de InfânciaPublication . Cravo, Rita Isabel de Sousa Pereira; Friães, RitaO presente relatório, de caráter crítico e reflexivo, traduz o culminar do processo vivenciado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS) em contexto de Jardim de Infância (JI) do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). Para retratar este percurso, este relatório contempla a caracterização do contexto onde desenvolvi a minha prática, a análise da ação, bem como a investigação que realizei em torno da problemática que considerei significativa face ao grupo. Sabendo que o trajeto de vida de um indivíduo acontece em contacto com o outro e, que estas crianças estavam no início dessa caminhada, surgiram algumas inquietudes sobre os seus comportamentos em momentos de interação social e a dificuldade da equipa em geri-los. Propus-me, então, a refletir sobre a importância das competências sociais em JI e a olhar para o meu papel, enquanto (futura) educadora de infância de forma mais ponderada e a refletir sobre o que considero ser essencial proporcionar às crianças com as quais me cruzarei. Assim, o relatório reflete a problemática “Entre o ser e o saber: A importância das competências socias no Jardim de Infância”, através da qual reflito sobre as competências sociais em JI, a sua importância e o papel do educador no desenvolvimento das mesmas. Para dar resposta às minhas inquietações, realizei uma Investigação-Ação em que recorri a diferentes técnicas de recolha de dados: a observação direta da ação desenvolvida durante a PPS, em termos gerais, e das estratégias utilizadas para a gestão das dinâmicas de grupo, em particular, dois inquéritos por questionário realizados à Educadora Cooperante (EC) e a consulta documental. Através da triangulação dos dados reunidos, foi possível compreender que as competências sociais detêm um papel fundamental em contexto de sala de atividades pois permitem apoiar a criança no estabelecimento das suas interações sociais. Para isso o educador deve apropriar-se de um conjunto de estratégias e adequá-las permanentemente dado que estas nem sempre têm os mesmos resultados ao longo do tempo e podem, também, não resultar com outros grupos de crianças. O trabalho desenvolvido permitiu ainda constatar que o papel do educador passa por dar as bases essenciais ao futuro da criança, ajudando-a a experienciar estas competências sociais na interação com o outro, para a ajudar a tornar-se um cidadão do futuro. Ao estar emersa num processo de reflexão contínuo sobre a minha ação, refletindo sobre o meu futuro profissional, no presente relatório apresento ainda uma reflexão crítica sobre a (re)construção da minha identidade profissional.