Browsing by Author "Costa, Marta Penha Coutinho dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A persuasão na comunicação digital das marcas: o caso da indústria cosméticaPublication . Costa, Marta Penha Coutinho dos Santos; Gonçalves, RuiOs avanços tecnológicos e o aparecimento de plataformas digitais foram determinantes para a mudança de comportamentos e perspetivas de estilo de vida, afetando diretamente a comunicação das marcas. Neste cenário, a persuasão emerge como um recurso valioso na comunicação, com o poder de moldar ideias, alterar perceções e influenciar potenciais comportamentos. A interseção entre essas mudanças digitais e o uso estratégico da persuasão reforça a importância de compreender os novos padrões de interação e a sua importância. A indústria cosmética tem uma importância fundamental na economia global. Nos últimos anos temos assistido a grandes transformações, que obrigam os profissionais de marketing a dinamizar as suas estratégias de comunicação. Impulsionadas pelo crescente impacto dos meios digitais, atualmente as redes sociais são palco de uma intensa disputa pela atenção dos consumidores, enquanto procuram manter uma relação de proximidade com os mesmos. Neste contexto, as marcas de cosméticos enfrentam o desafio de atrair e fidelizar os seus consumidores, num ambiente extremamente competitivo e repleto de informações. Perante este cenário, a comunicação persuasiva torna se uma ferramenta essencial. Esta investigação teve como objetivo de identificar quais os fatores na comunicação persuasiva que, quando utilizados no ambiente digital, têm influência positiva na comunicação persuasiva das marcas de beleza. Os fatores analisados foram: a transparência, o conhecimento emocional, a credibilidade, os gatilhos mentais e a influência social. Adicionalmente também foram analisados os comportamentos, hábitos e interesses dos consumidores de produtos de beleza, na sua generalidade e nas redes sociais. A pesquisa foi feita através do método quantitativo, realizando-se um inquérito por questionário, divulgado online. Dos resultados obtidos, destaca-se que o fator “Conhecimento emocional”, “Gatilhos mentais” e “Influência social” são os fatores que influenciam positivamente a comunicação persuasiva. Em contrapartida, os fatores “Transparência” e “Credibilidade” não detêm influência na mesma.