Browsing by Author "Costa, Margarida Ribeiro Santos"
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- Auditoria a processos e sistemas: um mapa do percurso do clientePublication . Costa, Margarida Ribeiro Santos; Rodrigues, Fernando J. L.Decorrente do contexto atual, no qual as organizações enfrentam, cumulativamente, a era da transformação digital e a capacidade de adaptação a eventos Black Swan, como a pandemia COVID-19, a adoção de estratégias disruptivas na cultura, estrutura e processos das empresas conduzirá a uma resposta melhor e mais rápida à necessidade de mudança e desafios associados, permitindo a competitividade e possível diferenciação no mercado global. Como parte integrante do modelo das três linhas das organizações, a função de auditoria interna deve exercer, não só um papel ativo na identificação, avaliação e monitorização dos riscos emergentes e respetivas oportunidades, mas também um papel proativo como apoio à estratégia das organizações, reforçando igualmente o seu papel de consultor de negócio. Assim, de forma a acompanhar e a impulsionar o processo de inovação, é inevitável a necessidade de mudança e adaptação da atividade, de forma a alcançar o posicionamento pretendido, impulsionar proactivamente a organização, bem como, responder às expectativas dos Stakeholders. Para tal, é necessário um investimento no Future Enterprise, nos modelos digitais, mapeamento de processos e sistemas orientados à satisfação do Cliente, na inovação no pensamento (mindset) e na retenção e talento das equipas, permitindo direcionar a estratégia de auditoria para uma abordagem mais centrada no Cliente, de forma a criar valor à função de auditoria, tornando-a mais ágil e flexível. Salvaguardando a presente investigação que tem como objetivo averiguar, se através da perceção de auditores internos, a atividade de auditoria interna responde às expectativas dos seus Clientes. Como tal, será abordada uma lacuna de expectativas associada ao desempenho da atividade, bem como, destacada a utilização de técnicas como o Design Thinking e o Agile, as quais permitem responder a ambientes complexos e caóticos, através da construção de cenários, análise de tendências e processos de inovação, de forma a mapear o percurso do Cliente da auditoria e identificar pontos de melhoria, otimização de processos e sistemas e identificação de novas oportunidades. Para o efeito, foi obtida uma amostra representativa e validada de 32 membros do IPAI. Os resultados obtidos revelam imaturidade a nível da utilização da transformação digital, certificação e no âmbito do programa de avaliação de qualidade e de melhoria contínua, como ferramentas de captação de novas oportunidades e de melhoria do desempenho da função.