Browsing by Author "Costa, Joana Filipa Santos"
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- Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de paresPublication . Costa, Joana Filipa Santos; Fuertes, MarinaO presente relatório tem como objetivo a apresentação, de forma reflexiva e fundamentada, da minha intervenção educativa durante todo o período da Prática Profissional e Supervisionada II (PPS II) num contexto de Jardim de Infância (JI), mais especificamente, num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. No decorrer do período de estágio, tive a oportunidade de conhecer e contactar com uma nova prática educativa, que me possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de diversas competências essenciais para o meu futuro profissional. Adicionalmente, refleti acerca das aprendizagens efetuadas; fiquei a conhecer o grupo de crianças e a equipa educativa que o acompanhava, que me auxiliou no planeamento e dinamização das atividades, e avaliei a minha prática educativa, sendo que, no conjunto, todos estes aspetos contribuíram para a construção da minha profissionalidade educativa. O presente relatório apresenta uma pesquisa sobre a amizade, que emergiu a partir das observações que recolhi da minha prática. A pesquisa tinha como objetivo ouvir as opiniões das crianças e tomar conhecimento das suas ideias, relativamente aos fatores subjacentes às escolhas das crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, entrevistei 11 crianças com recurso a pranchas de imagens, em que as questionei em qual/quais da/s imagem/imagens apresentadas é que as crianças tinham uma relação de amizade. Os resultados indicaram que as crianças participantes do estudo consideram que a amizade não se define pelo sexo ou idade das crianças, mas sim por ser uma relação de partilha de afetos e em que a brincadeira é a atividade central para essa interação. Enquanto futura educadora, procurarei estabelecer relações afetivas, respeito e cooperação entre mim e os diversos intervenientes dos contextos socioeducativos (crianças, famílias e equipa educativa); na valorização e promoção das capacidades e aprendizagens das crianças, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento e, por último, no reconhecimento da criança enquanto sujeito e agente do processo educativo.