Browsing by Author "Costa, Beatriz Polido da"
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- Conceções alternativas sobre o sistema digestivo em alunos do 2.º ciclo do ensino básico: da sua identificação à sua desconstruçãoPublication . Costa, Beatriz Polido da; Almeida, AntónioO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Su-pervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de inter-venção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Conce-ções alternativas sobre o sistema digestivo em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: da sua identificação à sua desconstrução. Esta investigação teve como propósito identificar e desconstruir algumas conceções alternativas, ou seja, as ideias erradas que os alunos adquirem no seu quotidiano acerca do funcionamento do sistema digestivo humano. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação trinta e cinco alunos, distribuídos por duas turmas mistas de 5.º e 6.º ano de escolaridade (grupo experimental e grupo de controlo). Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário (antes e depois do processo de ensino-aprendizagem formal do sistema digestivo humano) e análise das respostas da-das pelos discentes. Foi também delineado um plano de intervenção para o grupo experi-mental que possibilitasse averiguar se uma prática pedagógica centrada no aluno, concre-tamente uma metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e a implementação de atividades experimentais, seria mais vantajosa para a mu-dança concetual dos alunos sobre o sistema digestivo. O grupo de controlo foi sujeito à modalidade de prática de trabalho de projeto dominante na instituição. Os resultados obtidos indicam que as metodologias usadas com o grupo experi-mental se mostraram eficazes na desconstrução das conceções alternativas dos alunos identificadas a priori. Ainda assim, os ganhos não se diferenciaram significativamente do grupo de controlo, talvez porque este foi sujeito a uma metodologia igualmente centrada no aluno.