Browsing by Author "Correia, Matilde Costa"
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- Explorar a influência da reputação organizacional na atitude face à marca e intenção de compra do consumidor: o caso da ProzisPublication . Correia, Matilde Costa; Miranda, Sandra Marisa LopesEste estudo tem como objetivo analisar o impacto da reputação da marca Prozis na atitude face à marca e na intenção de compra dos consumidores. A Prozis destaca se como líder no mercado de nutrição desportiva em Portugal, exportando também para todo o mundo. Recentemente, enfrentou desafios significativos devido às polémicas declarações sobre os direitos das mulheres, feitas pelo seu fundador, o que afetou a perceção pública da marca e o relacionamento com os seus stakeholders. Esta pesquisa explora como a reputação da marca influencia a atitude face à marca e a intenção de compra. Para alcançar este objetivo, realizou se um estudo quantitativo operacionalizado pela aplicação de inquéritos a uma amostra de 235 consumidores. A pesquisa focou-se num modelo teórico de análise comportando três construtos principais: reputação da marca, atitude face à marca e intenção de compra. Os resultados indicam uma reputação moderadamente positiva, especialmente em termos de inovação e qualidade do produto. No entanto, os campos da liderança da marca e o apoio a causas sociais apresentam valores mais baixos, sugerindo a necessidade de melhorar a relação entre marca e consumidor. O estudo confirma que a reputação da marca tem um impacto direto nas atitudes dos consumidores e nas intenções de compra. Apesar da perceção positiva da marca, existe uma discrepância acentuada entre a atitude face à marca e a intenção de compra dos consumidores. Embora os consumidores reconheçam a qualidade e o valor dos produtos da marca Prozis, parecem existir outros fatores que podem estar a diminuir as intenções de compra. Este estudo sugere que o fortalecimento e enriquecimento da relação entre marca e consumidor podem servir para aumentar as intenções de compra. Esta pesquisa contribui para compreender de que forma a reputação da marca, particularmente no contexto de controvérsias públicas e crises, pode influenciar o comportamento do consumidor.