Browsing by Author "Correia, Carina Andreia Flor da Rosa"
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- A importância de ler livros e contar histórias para a formação de leitores ativos em contexto de préescolarPublication . Correia, Carina Andreia Flor da Rosa; Simões, AnaO presente relatório emerge da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), do mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, decorrido em contexto de Jardim de Infância (JI). Neste documento, será apresentado o trabalho desenvolvido naquele contexto de forma refletida, avaliando, deste modo, a minha prática educativa que contribuiu para a construção da minha identidade profissional. Para tal, será apresentada a caraterização do contexto onde se realizou a minha prática; serão também evidenciadas quais as minhas intenções para com aquele grupo de crianças, equipa educativa e famílias. Fará também parte deste documento um capítulo relacionado com a construção da profissionalidade docente, no qual refletirei acerca do meu percurso percorrido nos contextos de Creche e de JI. Ao longo da minha prática, surgiram vários momentos ao longo dos dias que deram início à investigação realizada, na medida em que, após diversas observações, foi possível verificar que as crianças gostam muito de ouvir histórias. Assim sendo, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, que surgiu da problemática relacionada com a importância de ler livros e contar histórias para a formação de leitores ativos. Através da utilização de diversas técnicas (entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário), de instrumentos de recolha de dados (notas de campo, reflexões e registos fotográficos) e da triangulação dos dados obtidos, pretendeu-se perceber de que forma se pode desenvolver a partir da mediação de histórias, como é operacionalizado esse processo e quais os contributos que a literatura para a infância pode trazer às crianças numa dimensão oral que, na maioria das vezes, não é registada, apesar de ser desenvolvida. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: i) o desenvolvimento da espontaneidade é um fator fundamental para a aquisição de hábitos regulares de leitura; (ii) O desafio de formar leitores competentes é uma estratégia “subversiva”, ao serviço da liberdade e da realização integral do ser humano; (iiii) Formar leitores exige das organizações educativas e dos vários intervenientes no processo educativo atitudes que estimulem o pensamento e o sentido crítico e que respondam a desafios, apostando em objetos de leitura ricos e diversificados, através de uma postura de diálogo e cooperação.