Browsing by Author "Colorado, Ana Catarina Gomes"
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- Desenvolvimento de competências pessoais e sociais com crianças em acolhimento residencial. Um projeto de intervençãoPublication . Colorado, Ana Catarina Gomes; Tomás, Catarina AlmeidaO Projeto de Intervenção “Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais com Crianças em Acolhimento Residencial. Um projeto de intervenção” teve como principal objetivo promover espaços-tempos para e com as crianças que vivem numa casa de acolhimento residencial, onde fossem promovidas e desenvolvidas algumas competências pessoais e sociais, nomeadamente, a nível da gestão de conflitos, das capacidades de comunicação/partilha e da dimensão emocional. O presente projeto reporta-se à intervenção realizada com nove crianças, cinco do sexo masculino e quatro do sexo feminino, entre os 5 e os 13 anos de idade, que vivem num Centro de Acolhimento Temporário, integrado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, localizado na área metropolitana de Lisboa. A intervenção realizada no período de 5 de março a 21 de maio de 2017 foi pensada a partir de um quadro mais amplo de discussão sobre as crianças e jovens que estão integrados no Sistema Nacional de Acolhimento de Crianças e Jovens e de uma matriz multidisciplinar, que tentou colocar em diálogo a Educação Social, a Psicologia e a Sociologia da Infância. Do ponto de vista da ação, com base em outros programas de desenvolvimento de competências, foi desenvolvido um projeto de intervenção de natureza qualitativa, assente num processo de diagnóstico, de planificação de um conjunto de atividades com as crianças, da sua implementação e, finalmente da sua avaliação. Da análise dos dados recolhidos foi possível i) identificar as atividades Reconhecimento e Expressão de Emoções (B1) e Amizade (C) como aquelas que as crianças reconheceram como as mais significativas, as que mais gostaram, as mais marcantes e aquelas em que mais aprenderam e b) mapear, a partir dos discursos das crianças, a permanência do que denomiam mau comportamento e falta de atenção. Não obstante, a maioria das crianças considerou o projeto de intervenção relevante.