Browsing by Author "Coelho, Joana Filipa Cunha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da comunicação interna para o engagement dos colaboradores de uma empresa em consultoria de ITPublication . Coelho, Joana Filipa Cunha; Pereira, Sandra Cristina MartinsAs organizações têm cada vez mais atenção ao talento do seu público interno e ao seu empenho e envolvimento na prossecução dos objetivos organizacionais. As relações públicas, enquanto função estratégica que reúne o conhecimento para operacionalizar a comunicação e dinamizar a relação com os colaboradores, surgem como a ferramenta ideal para promover o engagement com a organização. Torna-se então necessário perceber qual o grau de satisfação que os colaboradores de uma organização têm com a comunicação e desenvolver um plano estratégico de comunicação interna que seja capaz de alcançar o employee engagement desses mesmos colaboradores. Nos dias atuais, a comunicação interna de uma organização é muito importante para o sucesso da mesma, e é vital que os líderes de topo percebam que comunicar com os colaboradores e definir uma estratégia de comunicação tem impacto no desempenho e no tempo de permanência de um colaborador dentro da organização. Diferentes áreas da organização, tais como os departamentos de recursos humanos, de marketing e de relações públicas, devem trabalhar em sinergia por forma a contribuírem para consolidar uma comunicação interna forte, capaz de satisfazer os colaboradores, criando um sentimento de orgulho por serem parte integrante da organização. No que toca aos profissionais de relações públicas, o seu papel passa por criar e desenvolver canais de comunicação interna que tendem a promover um clima corporativo agradável e capaz de oferecer possibilidades de crescimento profissional aos colaboradores atuais. Cabe então a estes profissionais projetar, avaliar e promover o “employee engagement” de uma forma estratégica, com o intuito de satisfazer e motivar os colaboradores, para que estes possam contribuir positivamente para o sucesso organizacional. A presente investigação consiste num estudo exploratório que procura mostrar como o conceito de ‘employee engagement’ se pode enquadrar nos propósitos estratégicos de um plano de comunicação interna de uma organização de serviços de consultoria em IT, cuja atividade central funciona em regime de outsourcing. Durante o contacto efetuado com a referida empresa, procurou perceber-se quais as atividades de comunicação que eram desenvolvidas com os colaboradores, o seu grau de satisfação e o seu conhecimento da própria organização, no sentido de identificar que papel pode ter comunicação interna num maior ou menor engagement por parte dos colaboradores.