Browsing by Author "Coelho, Joana Andreia Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º CicloPublication . Coelho, Joana Andreia Rodrigues; Almeida, AntónioO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo. Esta investigação teve como propósito compreender as conceções que os alunos possuem acerca da utilização de animais em espetáculos. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação vinte e dois alunos de uma escola pública. Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário com perguntas fechadas e abertas acerca de três espetáculos: tourada, exibições com mamíferos aquáticos e circo com animais. Entre as duas administrações do questionário foram implementadas um conjunto de sessões dedicadas a explorar o tema. Na análise das respostas fechadas dadas pelos alunos foi calculada a frequência absoluta e relativa dos itens incluídos. Já para as respostas abertas, procedeu-se à sua análise de conteúdo e agrupamento de justificações por ideias similares. Os resultados obtidos permitiram verificar uma maior consciencialização dos alunos para o impacto destes espetáculos na felicidade dos animais, tendo sido verificado um aumento no número de respostas e justificações que os avaliam como nocivos. O estudo contribui para o reconhecimento da importância da abordagem de temas controversos em sala de aula pelo seu contributo no desenvolvimento da competência do pensamento critico nos alunos, por contribuírem para a construção de opiniões fundamentadas acerca dos temas, promovendo desta forma cidadãos mais informados e participativos nos problemas da sociedade.
