Browsing by Author "Chenrim, Ana Raquel Cruz"
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- A creche enquanto locus de participação de e para crianças pequenasPublication . Chenrim, Ana Raquel CruzO sentimento e a valorização atribuídos à infância e à criança nem sempre existiram da forma como hoje são conhecidos e (quase sempre) defendidos. O papel e a ação das crianças estão diretamente associados às expectativas dos adultos e às conceções vigentes em cada sociedade relativamente à infância. Importa destacar a visibilidade social das crianças nas sociedades contemporâneas. Se de um lado, encontramos um discurso social e político sobre a infância de e com direitos; por outro lado, ainda assistimos a um hiato entre essa defesa e as condições reais de vida das crianças. É possível afirmar a ainda existência de práticas sociais que não garantem ou promovem os direitos da criança. Apesar da importância que as teorias da participação das crianças têm vindo a assumir no campo científico, social e político, a literatura sobre a temática dos direitos de participação e dos seus contextos institucionais temse centrado essencialmente em investigações com crianças mais velhas. Não obstante, estamos a assistir atualmente ao desenvolvimento das investigações feitas com crianças pequenas e muito pequenas. O artigo que aqui se apresenta tem como objetivo observar e caraterizar a participação das crianças em contexto de creche, ancorado teoricamente à Sociologia da Infância que considera as crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e com “voz”. A partir da análise do quotidiano de um grupo de crianças pequenas no seu contexto educativo pretende-se perceber de que modo a creche é, ou pode vir a ser, um locus de participação de crianças pequenas. Procura, ainda, caracterizar as representações sociais dos profissionais da sala de creche sobre as crianças pequenas e o trabalho com elas desenvolvido, com intuito de perceber de que modo é ou não promovida a sua participação (onde/quando/ como e por quem?). Metodologicamente trata-se de um projeto com uma abordagem qualitativa, nomeadamente etnográfica. O trabalho de campo decorreu numa sala de creche de uma Instituição Particular de Solidariedade Social em Moscavide, com um grupo de 15 crianças de 1 e 2 anos e a respetiva equipa de profissionais, uma educadora de infância e duas auxiliares de ação educativa. Este estudo permitiu-nos concluir que algumas dimensões de participação das crianças são promovidas. Estas acontecem em diferentes âmbitos e contextos, dentro e fora da sala, ao longo do dia e em diferentes tempos da rotina diária.