Browsing by Author "Cativo, Francisca Maria Silva"
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- Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa de salaPublication . Cativo, Francisca Maria Silva; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento traduz-se numa análise crítica do trabalho desenvolvido com um grupo de crianças entre os 3 e 5 anos, sendo o culminar de todo o processo de intervenção desenvolvido ao longo de, aproximadamente, quatro meses. Neste, relatam-se de forma reflexiva e fundamentada todas as vivências tidas e realiza-se uma investigação assente numa problemática emergente do contexto da prática. No seguimento dos momentos de observação do contexto socioeducativo que realizei diariamente, destaco a existência de um trabalho em equipa baseado na cooperação entre os elementos da equipa de sala que integrei. Sendo um tema que já me vinha a despertar particular interesse, em face das experiências anteriores vivenciadas, considerei pertinente desenvolver uma investigação que procurasse compreender o que caracteriza um trabalho em equipa baseado na cooperação numa equipa educativa de sala e qual a sua importância para o funcionamento do grupo. Para o efeito, optei pela realização de um estudo de caso, assente numa abordagem qualitativa ou interpretativa, visando: i) conhecer estratégias para um trabalho em equipa baseado na cooperação, ii) conhecer as conceções da equipa educativa sobre trabalho em equipa, iii) identificar fatores que condicionam o trabalho em equipa e iv) identificar os contributos do trabalho em equipa para o grupo de crianças, para as famílias e para a própria equipa. A recolha de dados foi sustentada a partir de técnicas de observação direta – registo de notas de campo – e de técnicas de observação indireta – entrevistas semi-diretas, conversas informais com a educadora cooperante e a auxiliar de ação educativa da respetiva sala e, ainda, uma entrevista semi-diretiva com a coordenadora pedagógica da instituição. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo através da construção de tabelas de análise categorial. Os dados reunidos sustentam a importância da colaboração e da cooperação entre os elementos de uma equipa de sala, a qual assenta em princípios como a entreajuda e apoio (desde o planeamento ao desenvolvimento da ação pedagógica), a partilha, o respeito mútuo e a comunicação aberta e honesta. Os dados revelaram ainda que a cooperação entre elementos de uma equipa educativa de sala traz benefícios: para as crianças – a prática enriquecida e a relação entre a equipa como espelho; para as famílias – uma maior proximidade e uma melhoria das práticas; para a equipa de sala – um apoio constante e uma maior abertura para novas ideias e opiniões; e ainda para o próprio profissional – o combate ao isolamento e individualismo, o aprimoramento das capacidades de superação, uma maior confiança e um maior bem-estar no trabalho. Por último, os dados evidenciam que o trabalho em equipa é condicionado por um conjunto de fatores humanos e institucionais.