Browsing by Author "Casimiro, Ana Rita Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Medindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridadePublication . Casimiro, Ana Rita Mendes; Rodrigues, MargaridaO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira relativa à descrição da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 2.º e 6.º ano, com a respetiva análise reflexiva; e na segunda consta a apresentação de um estudo desenvolvido sobre o tema “Medindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridade”. O objetivo geral da investigação é compreender a evolução da aprendizagem da medição do comprimento através do uso da régua e tem como questões de investigação: A) Que estratégias de medição utilizam os alunos quando expostos a tarefas de medição do comprimento através do uso de diferentes réguas?; B) Que dificuldades apresentam os alunos na utilização das diferentes réguas para medir o comprimento?; e C) Qual a evolução da aprendizagem dos alunos em relação à medição do comprimento através do uso da régua?. O estudo é de natureza qualitativa dentro de um paradigma interpretativo, tratando-se de um estudo de caso. Para a metodologia privilegiou-se a entrevista clínica e a observação direta e participante como técnicas de recolha de dados, sendo os participantes seis alunos de uma turma de 2.º ano. Para a análise de dados recorreu-se à categorização das estratégias de medição, usando quatro tipos distintos de réguas. Os resultados demonstram a evolução da aprendizagem dos alunos em relação à medição do comprimento através do uso da régua. Conclui-se que os discentes evoluíram na estratégia a utilizar quando expostos a tarefas de medição de comprimento e evoluíram na capacidade de medir corretamente objetos deslocados do início da régua.