Browsing by Author "Carvalho, Rute Catarina Lopes"
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- A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infânciaPublication . Carvalho, Rute Catarina Lopes; Brito, RitaO presente documento tem como intenção expressar, documentar e refletir sobre os processos vividos com as crianças e com os adultos no decorrer dos quatro meses de estágio no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II em contexto jardim-de-infância. A intervenção educativa resultou no delinear das intenções para a ação, na consolidação de saberes, na demonstração de atitudes e valores espelhados nos momentos de planificação, reflexão e avaliação, essenciais para a construção identidade profissional. Para além destes, é também o intuito deste relatório apresentar um estudo de caso sobre a utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças, no contexto de jardim-de-infância onde decorreu a Prática Profissional Supervisionada II. Com a apresentação do processo investigativo, foi pretendido responder às questões: “De que forma são utilizadas, nas brincadeiras das crianças, as tecnologias digitais, neste contexto jardim-de-infância?” e “Será que estas tecnologias influenciam a forma como as crianças brincam, neste contexto?”. Como principais conclusões, é possível aferir que as crianças deste contexto utilizam tecnologias digitais para reproduzirem comportamentos adultos, através do jogo sociodramático. Têm uma grande preferência pela tecnologia digital computador, encarando-a principalmente como uma forma de entretimento. O principal objetivo desta utilização é aceder à plataforma YouTube, e consequentemente o conteúdo por elas observado influencia as brincadeiras entre as crianças. Com a utilização e influência destas tecnologias no contexto são desenvolvidas competências sociais, cognitivas, emocionais e até mesmo físicas, onde se encontram subjacentes as culturas da infância. O relatório encontra-se dividido em cinco pontos, sendo estes a caracterização reflexiva do contexto socioeducativo, a análise reflexiva da intervenção, a investigação em jardim-de-infância, a construção da profissionalidade docente enquanto educadora de infância e as considerações finais.