Browsing by Author "Carvalho, Priscila Zacarias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola ModernaPublication . Carvalho, Priscila Zacarias; Simões, AnaNo âmbito da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, como resultado da Prática Profissional Supervisionada I, foi elaborado o presente relatório que ilustra todo o percurso vivenciado. A ação prática decorreu ao longo de quatro meses, do dia 07 de outubro de 2019 a 24 de janeiro de 2020, na valência de pré-escolar. A sala de atividades era composta por um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. Neste processo da ação pedagógica, foi possível delinear as intencionalidades educativas, assim como intervir nas diversas dimensões do processo educativo, como a observação, documentação, planeamento, avaliação. Como instrumento da prática, foi construído um portefólio ao longo do processo, como forma de suporte para a reflexão sobre a prática, com notas de campo, reflexões diárias e semanais. Como parte da ação educativa, foi realizada uma investigação em jardim de infância sendo a problemática identificada sobre a composição heterogénea do grupo numa sala de atividades que se rege pelo Movimento da Escola Moderna. O estudo teve como principal objetivo compreender de que forma esta composição heterogénea do grupo influencia o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através de uma metodologia de natureza qualitativa e do método de estudo de caso, recorreu-se às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta (participante e não participante), consulta documental, entrevista à educadora cooperante e a aplicação de um inquérito por questionário às famílias das crianças. Os resultados obtidos permitem chegar a algumas conclusões: através das observações realizadas, as crianças com diferentes idades têm uma interação de cooperação e entreajuda, i) nos momentos da higienização; ii) nos momentos da refeição; iii) nos vários tempos da rotina como nas atividades/projetos; e iv) por incentivo do adulto. Para os pais e para a equipa educativa, a constituição do grupo de forma heterogénea é uma mais valia para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois esta fomenta a cooperação e entreajuda entre as crianças, justificando que estes princípios são essenciais para uma educação de qualidade.