Browsing by Author "Carvalho, Paulo Jorge de"
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- Trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos com multideficiência: diversos olharesPublication . Carvalho, Paulo Jorge de; Nunes, ClarisseO presente estudo enquadra-se no paradigma interpretativo/qualitativo, carateriza-se por ser um estudo de caso múltiplo e procura responder à seguinte pergunta de investigação: Como é percecionado pelo coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), pelos professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e pelos encarregados de educação, o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem? Face a esta questão de investigação o estudo intenta: (i) Conhecer as perceções do/a coordenador/a da EMAEI, dos/as professores/as dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e dos encarregados de educação, sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem e (ii) Comparar as opiniões de diferentes atores sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência que frequentam CAA nos 2.º e 3.º ciclos do ensino regular, identificando o que é semelhante e o que é distinto. O estudo realizou-se em dois Agrupamentos de Escola (AE) distintos, onde funcionavam dois Centros de Apoio à Aprendizagem, os quais eram frequentados por alunos com multideficiência. Participaram no estudo 14 participantes, sendo sete de cada um dos AE: um coordenador da EMAEI; três professores do ensino regular que também trabalham com alunos com multideficiência no CAA e três encarregados de educação de alunos que frequentam o CAA. O estudo desenvolveu-se em três fases. Os dados foram recolhidos através da técnica de entrevista semiestruturada a cada um dos participantes. A análise dos dados recolhidos mostra que nos dois Centros de Apoio à Aprendizagem onde esta investigação centrou o seu trabalho, está a ser desenvolvido um trabalho muito positivo pelos professores de Educação Especial, trabalho esse reconhecido pelos colegas do ensino regular, coordenador/a da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e encarregados de educação. A qualidade deste trabalho estende-se, de igual modo, aos outros profissionais diretamente envolvidos, pelo seu desempenho nos mesmos Centros de Apoio à Aprendizagem, como é o caso de alguns professores do ensino regular. De igual modo, verifica-se uma boa inter-relação entre os encarregados de educação dos alunos com multideficiência que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem e os professores que lá trabalham, sobretudo a nível da comunicação. Como constrangimentos, com os quais os profissionais têm de lidar no seu dia-a-dia, foi salientado a falta de espaços mais adequados às problemáticas dos alunos e os parcos recursos humanos e materiais que a legislação em vigor permite serem disponibilizados.