Browsing by Author "Carvalho, Margarida"
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- Comunicar e mobilizar: um projeto artístico em açãoPublication . Caiado, Sandra; Carvalho, Margarida; Pereira, Sandra Cristina MartinsA relação entre a arte e a sociedade tem sido estudada a partir da sociologia da arte, comportando três modos de análise: a arte enquanto algo "comunicativo, expressivo e carregado de significado, influenciando o comportamento humano e estruturando a experiência humana em ambientes sociais"; a arte como representação de valores e crenças compartilhadas; a arte "como um produto" da organização social (Acord & Denora, 2008:224). Estas abordagens enquadram-se num debate, que confronta uma visão "determinista" da arte, enquanto força influenciadora e estruturante da ação social, com uma visão "indeterminista", cujo entendimento da arte é algo que nasce da interação com as estruturas sociais (Ibidem, 2008:226). Esta ligação entre arte e sociedade, implica necessariamente uma relação entre diferentes agentes, sendo entendimento deste estudo que para compreender o papel da arte e dos seus agentes é fundamental compreender previamente como estes interagem, ou seja, como estes comunicam entre si e qual o papel dessa comunicação. Assim, identificou-se um projeto artístico de renovação e transformação social: o PARTIS - uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian que financia práticas artísticas para a inclusão social, com o objetivo de promover o bem-estar social e a igualdade de oportunidades junto de grupos sociais desfavorecidos e vulneráveis (FCG, 2021). A área disciplinar que enquadra este estudo de caso é a comunicação institucional / relações públicas, já que o objetivo de pesquisa central aqui apresentado passa por averiguar se existe uma estratégia de comunicação para a mobilização social coordenada entre os vários agentes implicados. A questão de partida é: Em que medida a comunicação da iniciativa artística PARTIS contribui para a mobilização social? O conceito de mobilização social é entendido como o "processo pelo qual um grupo adquire controle coletivo sobre os recursos necessários para a ação" (Tilly, 1978:7). A mobilização social acarreta uma aceitação da comunicação como um direito humano, em prol de uma democratização do poder de comunicar (Peruzzo, 2005:28; 2013:168). Os agentes mobilizadores recorrem a estratégias de comunicação promotoras de um sentimento de coesão e continuidade. Uma das formas de fomentar estes sentimentos na comunidade é colocando os diferentes agentes perante desafios (Henriques, 2005: 5-6), pelo que projetos de inserção social como o PARTIS, são fundamentais para despertar a participação e promover um diálogo transversal. Optou-se por uma metodologia mista, recorrendo a várias entrevistas semiestruturadas junto de entidades promotoras da 3.ª edição da Iniciativa PARTIS (2019-2021). A grande conclusão deste estudo é a prevalência de uma comunicação informal da Fundação Calouste Gulbenkian com os promotores dos projetos artísticos e pontualmente com alguns dos participantes, faltando ainda a criação de um plano estratégico de comunicação alargado a todos os agentes, capaz de causar maior impacto social. Existe uma comunicação no terreno, feita no âmbito de cada projeto, não se registando um papel de relevo em termos da comunicação para a mobilização social no PARTIS.
- Exposição habitar a céu aberto: vestígios de um paísPublication . Carvalho, MargaridaCatálogo da exposição que esteve patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, de 15 de dezembro de 2020 a 15 de janeiro 2021. Coordenação de Paulo Morais-Alexandre
- KIT de apoio ao uso ético da informaçãoPublication . Príncipe, Pedro; Nolasco, Bella; Antunes, Maria Da Luz; Carvalho, Cátia; Carvalho, Margarida; Aurindo, Maria JoséO poster tem como objetivo apresentar o KIT de Apoio ao Uso Ético da Informação, ferramenta a ser disponibilizada no quadro do plano estratégico para a área da ciência, tecnologia e ensino superior do PNL 2027. Este recurso está em desenvolvimento pelo Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior que colabora na realização. Este KIT de apoio contemplado no PNL2027-CTES será composto por recursos destinados ao apoio ao uso ético da informação, conteúdos sobre questões de propriedade intelectual e aprendizagem sobre como evitar o plágio na elaboração de trabalhos escolares e académicos.