Browsing by Author "Carvalho, Carolina Mota"
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- A verbalização e o registo escrito como estratégias de promoção da capacidade de memorização na aula de técnica de dança clássica na turma de 5º grau do Conservatório Regional do Baixo AlentejoPublication . Carvalho, Carolina Mota; Marques, AnaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, realizado durante o ano letivo 2018/2019, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC), com uma turma de 5º grau de Ensino Artístico Especializado, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. O principal objetivo foi desenvolver a capacidade de memorização do aluno através das estratégias de verbalização e registo escrito dos exercícios na aula de TDC. No desenvolvimento do estágio, operacionalizou-se o objetivo através da criação de um caderno de aula, constituído por análise de vocabulário e reflexões, e através da experimentação de diferentes formas de verbalização por parte de professora estagiária e alunos nos diferentes momentos de aula, sendo uma preocupação a qualidade técnica da execução do aluno, na aula de Técnica de Dança. O tema surge de uma preocupação ancorada na prática de lecionação da estagiária, onde se verifica alguma dificuldade na memorização dos exercícios em contexto de aula, sendo por isso pertinente uma atualização da prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da TDC. No sentido de promover a capacidade de memorização na aula de TDC, obtiveram-se resultados satisfatórios na utilização das estratégias de verbalização e registo escrito, concluindo-se assim que inovar e dinamizar os processos de ensino aprendizagem na aula de TDC é uma vantagem no desempenho dos alunos. Concluiuse assim que os alunos modificaram e otimizaram o seu desempenho na aula de TDC, levando-os ao reconhecimento das estratégias definidas como otimizadoras da qualidade de movimento. O relatório realiza-se sob a égide dos pressupostos da metodologia de investigação-ação de caráter qualitativo, utilizando grelhas e registos de observação, diários de bordo, questionário e video gravação, como instrumentos para a recolha de dados. O estágio foi estruturado em quatro partes: observação estruturada, participação acompanhada, lecionação e colaboração com a Escola Cooperante em atividades propostas.