Browsing by Author "Carvalho, Carolina Filipe Simão de Almeida"
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- Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafiosPublication . Carvalho, Carolina Filipe Simão de Almeida; Simões, AnaO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada, Módulo II, realizada em Jardim de Infância entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023. Tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, todo o percurso desenvolvido no decorrer da prática, tendo sido realizada a caracterização do contexto socioeducativo e definidas as intenções que orientaram a minha intervenção educativa. Foi ainda realizada uma investigação em torno do brincar com materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior da organização socioeducativa. A problemática surgiu através da observação do grupo de crianças no espaço exterior e do uso que o mesmo dava a este tipo de materiais, pelo que foram definidos os seguintes objetivos de estudo: i) analisar as eventuais potencialidades e possíveis desafios dos materiais não estruturados e semiestruturados do espaço exterior; ii) identificar que uso fazem as crianças da sala de atividades da PPS II dos novos materiais não estruturados e semiestruturados e iii) analisar os tipos de brincadeiras que surgem através da exploração dos materiais não estruturados e semiestruturados. Do ponto de vista metodológico, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, com o recurso ao método de estudo de caso, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta participante (com a elaboração de notas de campo) e a realização de entrevistas semiestruturadas à diretora da organização socioeducativa e à educadora cooperante da PPS II, através de um guião previamente elaborado para o efeito. Através da prática profissional supervisionada e da revisão de literatura realizada, foi possível constatar que a exploração dos materiais não estruturados e semiestruturados por parte das crianças potencia a brincadeira em grande grupo e o jogo construtivo. No que concerne aos possíveis desafios resultantes da interação com este tipo de materiais no espaço exterior, constatou-se que existe, nalguns casos, algum receio tanto por parte da equipa educativa como das famílias perante estas interações.