Browsing by Author "Carvalho, Ana Rita Goucha de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!Publication . Carvalho, Ana Rita Goucha de; Lino, Dalila; Simões, AnaNa educação de infância, a relação pedagógica entre o/a educador/a é essencial para o desenvolvimento da criança e para a gestão do grupo, sendo essa construída diariamente. Porém, para o seu desenvolvimento, é essencial a presença da afetividade, de forma que as crianças se sintam seguras e confortáveis. Este relatório reflete questões como: a afetividade é a base para a criação da relação pedagógica entre o/a educador/a e a criança? A afetividade impossibilita ou possibilita a gestão do grupo? Estas questões acompanharam-me na Prática Profissional Supervisionada em Creche junto de um grupo de treze crianças com dois anos e em Jardim de Infância com um grupo de quinze crianças, com três, quatro e cinco anos. No percurso da prática, foi possível observar ações e reações das crianças, dos grupos e das equipas educativas que valorizei e me fizeram definir a problemática “A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!”. Assim, é minha intenção com este relatório compreender se é possível construir, através da afetividade, uma relação pedagógica e se esta (im)possibilita a gestão do grupo de crianças. Foram realizadas as caracterizações das valências de Creche e de Jardim de Infância e a análise reflexiva da minha intervenção, de forma a relacionar a problemática com o percurso definido para ambos os contextos. Para ser possível responder à problemática mais significativa que esteve presente em ambos os contextos, foi necessário observar os grupos, as crianças e as relações destas com as equipas educativas. Foi ainda essencial realizar entrevistas às educadoras e auxiliares, para que fosse possível compreender as suas conceções sobre a problemática. Para elas só é possível a gestão do grupo através de uma relação pedagógica baseada na afetividade. Foi através da afetividade que construí a relação pedagógica com as crianças e foi, também, através desta que me foi possível gerir os grupos de crianças.