Browsing by Author "Carreiro, Ana Teresa Costa Aguiar"
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- Gamificação aplicada à formação em cibersegurança de profissionais de saúde: uma prova de conceitoPublication . Carreiro, Ana Teresa Costa Aguiar; Silva, Carina; Antunes, Mário João GonçalvesIntrodução: O sector da saúde é fortemente afetado pelo cibercrime, com as principais técnicas de ataque a serem direcionadas para os utilizadores. Por isso, os profissionais de saúde têm um papel fundamental na minimização destes ataques, quando devidamente treinados. As estratégias de formação gamificada em cibersegurança têm resultados bastante positivos ao nível da aquisição e retenção de conhecimento, tendo vantagens ao nível da gestão dos recursos e do tempo. Objetivos: Descrever o estado da arte relacionado com o impacto da cibersegurança no sector da saúde e com a gamificação; identificar os componentes associados ao desenvolvimento de soluções de gamificação; comparar as plataformas de gamificação existentes; definir uma metodologia de gamificação adequada para a formação em cibersegurança de profissionais de saúde e desenvolver uma ferramenta de gamificação para a sensibilização em cibersegurança de profissionais de saúde. Metodologia: Desenvolveu-se uma metodologia de gamificação para a formação em cibersegurança dos profissionais de saúde. Foi igualmente desenvolvido um protótipo da estratégia de formação gamificada, específica para o setor da saúde, onde consta um piloto da aplicação (Health-Cy-Game). Resultados: Desenvolvimento do protótipo da estratégia de formação gamificada – Health-Cy-Game – de acordo com o perfil de conhecimentos estabelecido: conhecimento geral de tecnologia; autenticação e gestão de palavras-passe; técnicas de ciberataques dirigidas ao sector da saúde; gestão da informação; manutenção e atualização de software, e procedimentos e regulamentos em cibersegurança das instituições de saúde. Disposições finais: No setor da saúde, a cibersegurança deverá constituir uma preocupação central dos planos estratégicos de segurança e qualidade dos cuidados. Para atingir este estado de segurança, é preciso munir os utilizadores da tecnologia de conhecimento adequados. “Health-Cy-Game” foi construído tendo em conta o perfil de competências destes profissionais e as especificidades deste sector, de acordo com o Referencial de Competências e Conhecimentos do Centro Nacional de Cibersegurança e as escalas Risky Cybersecurity Behaviours Scale (RsCB) e Security Behaviour Intentions Scale (SeBIS).