Browsing by Author "Carmo, Ana Catarina Mouro do"
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- "O que vamos fazer hoje na sala?" Dinâmicas de participação das crianças numa sala de jardim de infânciaPublication . Carmo, Ana Catarina Mouro do; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II do mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como principal objetivo apresentar, de uma forma reflexiva e fundamentada, o desenvolvimento do processo interventivo e de construção profissional em contexto de Jardim de Infância, designadamente, numa sala de 2 e 3 anos com um grupo de 25 crianças. A partir de uma caracterização detalhada de todo o contexto e dos agentes nele envolvidos, definiram-se as intenções norteadoras da intervenção, como modo de dar resposta a todas as necessidades e interesses do grupo de crianças. No decurso do processo de observação participante do contexto, foi-se tornando notória a preocupação da equipa educativa em escutar as crianças e envolvê-las nas tomadas de decisão, o que suscitou o interesse por investigar aquele grupo, em particular: (1) compreender de que forma participam as crianças na rotina diária da sala de atividades; (2) compreender de que forma a equipa educativa promove a participação das crianças e, ainda, (3) analisar quais as potencialidades dessa participação para o desenvolvimento e autonomia das crianças. Considerando os objetivos traçados, optou-se por desenvolver o processo investigativo através de uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa orientada pela metodologia de estudo caso. Para o efeito, os dados foram recolhidos através de uma multiplicidade de técnicas e instrumentos, tais como: observação direta participante, através do registo de notas de campo, observações diretas naturalistas, focadas em momentos-chave da rotina, observações diretas sistemáticas, partindo de uma grelha de observação previamente construída, inquérito por entrevista e inquérito por questionário. Os dados qualitativos foram tratados através de uma análise de conteúdo categorial, tendo sido os dados quantitativos sujeitos a um tratamento estatístico, designadamente, a contagem e distribuição de frequências. Com vista a uma compreensão mais aprofundada do fenómeno em estudo e a responder aos seus objetivos, os dados foram sujeitos a um processo de triangulação. Algumas das conclusões retiradas desta investigação passam por reconhecer que os três agentes educativos incluídos na mesma recorrem a um leque de estratégias como, por exemplo, o questionamento ou instrumentos de pilotagem de modo a garantir a participação do grupo de crianças na vida em sala durante momentos de escolha de tarefas, áreas, atividades ou tomadas de decisão referentes à vida da sala e/ou comunidade educativa, sendo que esta participação ativa poderá levar a possíveis desenvolvimentos nas crianças, entre eles os linguísticos, sociais e cognitivos.